gola olho
Finalmente esfriou aqui em São Paulo! É um ato legítimo colocar as agulhas em ação e tricotar como se não houvesse amanhã.
Eu aproveitei que as maxi golas viraram hit fashion e já estou fazendo não apenas uma, mas várias. E o bacana é que estas golas geralmente pedem agulhas e fios grossos. Significa ? Projetos rápidos de se fazer, de gratificação quase instantânea!
gola normal sem efeito
No ano passado fiz golas mais discretinhas mas este ano, resolvi fazer algo diferente ;).  Já que era pra fazer gola maxi,  fiz uma realmente gigante!
Aproveitei  o projeto para testar o Velour, novo fio da marca Ballet de France ( o site deles têm os preços e cores).
Ele tem uma textura bem particular, de chenille. Lembram daquelas colchas antigas com um relevo felpudo que os seus pais tinham nos anos 80?  Isso é chenille. Dentre as várias cores escolhi a preta, uma cor clássica, curinga. O fio tem uma textura muito macia ao toque, bem aconchegante e não pinica nadinha. E é um fio fosco, se você é da turma que não gosta de fio  ’brilhoso’,  recomendo.
Atualizados recentemente-1
Mas  aviso que o Velour não é o fio mais fácil de se manusear na hora de tricotar. Ele ‘agarra’ um pouco na agulha, o que requer um pouco de paciência extra da parte da tricoteira. Então,  se você está pensando em tricotar algo pela primeira vez  talvez o Velour não seja a opção ideal.  Se já tem um pouco de prática, vai fundo, o resultado compensa!
Esta é a minha receita, adapte à vontade e agosto.
Mega Maxi Gola
02 novelos de Velour ,da Ballet de France, na cor preta
01 par de agulhas de tricô número 10
Agulha de crochê grossa para fechar a gola
(Basicamente voce vai fazer um retângulo em ponto arroz  e emendar as duas laterais)
1. Monte 16 pontos na agulha
2. Tricote em ponto arroz*  por 60 carreiras
3. Aremate os 16 pontos, dando um nó  no final e deixando sobrar um fio de aproximadamente 60 cm.
4. Com ajuda de uma agulha de crochê, emende as laterais. Vá enfiando a agulha em cada ponto de cada lateral do retângulo e feche com um ponto baixo. Deixe o ponto  bem folgado, cuidado para não repuxar. O resultado final é um retângulo de aproximadamente  50 X 43cm (dobrado na metade ) ou 100X 43 cm (aberto).
*Ponto arroz
carreira 1 ( e todas as ímpares): 1 tricô, 1 meia,1 tricô, 1 meia até o fim da carreira.
carreira 2 ( e todas as pares): 1meia,1 tricô, 1 meia, 1 tricô fim da carreira.
A ideia é ficar uma gola bem volumosa (afinal é uma mega maxi! ) mas se preferir algo mais discreto é só diminuir o número de pontos montados na agulha e fazer menos carreiras.
gola cabeça
É tão maxi volumosa que dá até pra usar na cabeça, como um capuz :D.
Eu  já me rendi às golas e deixei os cachecóis de lado, pelo menos por um tempo. Acho que as golas deixam o look mais atual. E são um acessório muito prático para usar durante certas atividades, como  por exemplo, andar de bicicleta no inverno. Protege muito bem o pescoço do vento sem pontas atrapalhando o movimento. Já pensaram nisso?
Vocês também aderiram às golas ou continuam fiéis aos cachecóis ?