Sabe quando você termina um projeto mas não fica completamente satisfeita, tipo, sabe que dá pra melhorar mas não tem os materiais certos ? Quando fiz o meuprimeiro colar de tule a la Vera Wang a sensação era exatamente esta. A idéia tinha potencial mas devido aos materiais, achei que o resultado final ficou meio grosseiro. Fiz, bloguei mas lá no fundo eu continuei com a idéia de fazer uma versão melhorada do colar. Com calma, fui atrás dos materiais ideais e nada me tirava da cabeça que faltou algo fundamental – a renda, que aliás está super na moda ! Depois que vi alguns acessórios em renda na Anthropologie me senti mais confiante quanto ao tipo de material para fazer meu próximo colar. Ficou assim:
IMG_9951_1_3
O que mudei na segunda versão:
1. Concluí que eu estava usando os materias errados. O tule nacional, sintético, fica meio grosseiro se usado sozinho. O colar tem que levar renda para criar um desenho de base.
2. É legal dar um contraste entre brilhos/canutinhos e pérolas na hora de bordar. O meu colar anterior estava ‘brilhoso’ demais.
3. É melhor usar uma fita, de outro material no pescoço. O tule sozinho fica duro e pinica.
Colar de renda
Não segui nenhum um PAP, fui improvisando na hora de fazer e deu certo. Usei os seguintes materiais:
- Goma líquida sintética da marca Gomaflor (frasco de 500 ml custa R$ 11,00 no Bom Retiro);
- Peça recortada de renda de algodão;
- Pedacinho de tule branco para fazer a ‘base’;
- Perolinhas, canutilhos;
- Tira de fita de organza, para amarrar no pescoço;
- Linha e agulha;
- Tesoura e pincel.
Colar de renda
Eu usei uma renda antiga, de algodão, que garimpei na feira de Hammersmith. Se você procurar na gaveta da sua avó pode achar uma igual, hehe. Cortei um motivo da renda e deixei um pouco de borda. Foi super no olhômetro mesmo.
Como a minha renda era bem molinha e fina, decidi engomar. Passei a goma líquida com um pincel. Fiz isso próxima a uma janela pois o cheiro é bem forte – a goma é soluvel em álcool. Umedeci bem e deixei secar de um dia para o outro. Fica toda durinha ! Aparei as bordas com a tesoura.
Colar de renda
Eu ainda costurei a renda numa base de tule por trás, só pra dar mais suporte ao bordado e o colar não ficar molengo. Se a sua renda for grossa e firme acho dá para pular esta parte.
Bordei mini perolinhas e canutilhos à mão. Não tem posição certa, é só ir pregando onde você acha que fica legal, acompanhando ou preenchendo os motivos da própria renda.
Por fim, costurei em cada ponta uma tira de fita bem leve e transparente. Ficou assim ó:
IMG_9955_1_3
Este colar não saiu tão baratinho, tive que comprar a goma, renda, fita então investi no mínimo uns R$ 30,00 em material, que pode ser dividido em vários colares.
Mas eu desta vez eu fiquei super contente com o resultado. Aliás quem está modelando na primeira foto é a minha cunhada Kátia, que também amou o colar ! Cai bem até pra compor um look festivo para a virada de ano novo, né ? Vai bem com tudo, e renda é sempre luxo.